O filme é estrelado pela premiada atriz chilena Paulina García (Urso de Prata de Melhor Atriz por Glória)
Um delicado e comovente drama da panamenha Ana Endara, diretora reconhecida por seus documentários e que lança sua primeira ficção.
O longa aborda o complexo relacionamento entre uma implacável senhora de alta classe e sua cuidadora, uma solitária imigrante, que guarda um segredo.
A coprodução Panamá-Colômbia estreou mundialmente no Festival de Toronto, Canadá, e teve sua estreia europeia no Festival de San Sebastian, na Espanha.
“Paulina García brilha em caloroso drama. A estrela de ‘Gloria’ faz dupla com Jenny Navarrete na sensível estreia narrativa de Ana Endara.” (Variety)
Querido Trópico, de Ana Endara, é uma das estreias da Première Latina, a prestigiada mostra de cinema latino-americano do Festival do Rio. O filme, uma coprodução Panamá-Colômbia, aborda o complexo relacionamento entre uma implacável senhora de alta classe e sua cuidadora, uma solitária imigrante, que guarda um segredo. O filme é estrelado por Paulina García, grande dama do cinema chileno (Urso de Prata de Melhor Atriz em Berlim por Glória) e a colombiana Jenny Navarrete (O Outro Filho). É o primeiro longa de ficção de Ana Endara, diretora panamenha com vários documentários no portfólio (Reinas, La felicidad del sonido etc.), que escreveu o roteiro com Pilar Moreno. Querido Trópico estreou no Festival de Toronto (Canadá) e San Sebastian (Espanha), ambos em setembro. A estreia latino-americana será em três sessões: dias 04/10 (sexta), às 13h30, no Cinesystem Praia de Botafogo 2; dia 11/10 (sexta), Sessão de Gala, às 21h45, no Estação NET Rio, sala 5, com as presenças de Ana Endara, Pilar Moreno e parte da equipe de produção; e dia 16/10 (quarta), às 18h30, no Estação NET Gávea 3. O Festival do Rio acontece de 3 a 13 de outubro, no Rio de Janeiro.
Ambientado na Cidade do Panamá, Querido Trópico aborda o encontro entre duas almas solitárias diferentes que formam um vínculo inesperado e comovente. Ana María (Jenny Navarrete) é uma imigrante colombiana que enfrenta problemas financeiros e de documentação e que guarda um inusitado segredo. Ela é contratada como cuidadora de Mercedes (Paulina García), uma senhora de alta classe acometida por uma demência progressiva que vai pouco a pouco apagando sua identidade e seu passado.
À medida que as suas vidas se entrelaçam, Ana María e Mercedes embarcam numa jornada de descoberta e apoio mútuo. Em meio às suas lutas pessoais, elas enfrentam os desafios do cuidado e a profunda necessidade de conexão, aprendendo a cuidar uma da outra. Depois de um começo difícil, Mercedes começa a contar com sua cuidadora à medida que sua saúde piora, enquanto Ana María acaba por revelar seu segredo. “O filme remete às diversas experiências da maternidade, especialmente na América Latina, onde uma mulher sem filhos é considerada por muitos como ‘incompleta’”, explicou Ana Endara.
Querido Trópico teve sua estreia mundial na 49ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), em seguida, fez sua estreia europeia na 72ª edição do Festival de Cinema de San Sebastian, e participa do 2024 Biarritz Latin Film Festival, todos em setembro.
FICHA TÉCNICA
QUERIDO TRÓPICO (Beloved Tropic). Panamá/Colômbia, 2024, 108 min. Em espanhol com legendas em inglês e português. Diretora: Ana Endara; Produtora: Isabella Gálvez; Coprodutor: Joan Gómez; Escrito por Pilar Moreno e Ana Endara; Diretor de Fotografia: Nicolás Wong; Editor: Bertrand Conard; Direção de Produção: Oso Daniel Rincón; Design de Som: Carlos García; Elenco: Paulina García (Mercedes), Jenny Navarrete (Ana María), Juliette Roy (Jimena); Produtoras: Mente Pública, Big Sur Películas e Mansa Productora; Vendas mundiais: FiGa Films.
SOBRE A DIRETORA
Ana Endara dirigiu quatro longas-metragens, incluindo Reinas e For Your Peace of Mind, Make Your Own Museum, codirigido por Pilar Moreno. Querido Trópico é seu primeiro longa de ficção. Além disso, ela trabalha como cinegrafista no Smithsonian Tropical Research Institute, no Panamá. É bacharel em Ciências Sociais pela Florida State University (Panama Canal Branch) e estudou Direção de Cinema na Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba (EICTV).
SERVIÇO
Festival do Rio – Première Latina
Sessão de Gala (11/10) – com presença da diretora Ana Endara, da roteirista Pilar Moreno e equipe de produção
Filme: Querido Trópico
Sessões:
– dia 04/10 (sexta), 13h30, Cinesystem Praia de Botafogo 2 – Praia de Botafogo, 316 – Botafogo
– dia 11/10 (sexta), 21h45, Estação NET Rio, sala 5 – R. Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo – Sessão de Gala com Ana Endara e Pilar Moreno
– dia 16/10 (quarta), 18h30, Estação NET Gávea 3 – Shopping da Gávea – R. Marquês de São Vicente, 52 – Gávea
Filme em espanhol com legendas em inglês e português
Ingressos: venda antecipada através do site www.ingresso.com
https://www.figafilms.com/querido-tropico